sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Ninguém vive sozinho, nem mesmo as Orquídeas !

Caros leitores, gostaria de iniciar meu post informando que as adoráveis Orchidaceae ou orquídeas (como preferir) não são e nunca foram parasitas, pois apenas utilizam das grandes copas das mais diversas árvores para ter um lugar ao sol, onde será possível completar todo seu ciclo de vida como qualquer ser vivo. Portanto as orquídeas apenas se apoiam nos módulos das árvores e aproveitam os restos deste substrato para se nutrir. 




Aproveitando este assunto e o título, vou abordar um tema muito curioso entre as orquídeas (sem exceções). A relação entre este vegetal e um fungo que em equilíbrio e  em boas condições de disponibilidade hídrica, são extremamente benéficos e de suma importância para a germinação das sementes de orquídeas. 

As chamadas micorrizas (ou Micorrízicos orquidóides) são fungos que vivem simbioticamente com as orquídeas, mais precisamente em suas raízes na fase adulta, ou seja ambos se beneficiam.  
As sementes das orquídeas são muito frágeis e não contém substâncias nutritivas (óleo, amido, açucar...entre outros) para garantir o desenvolvimento até a faze adulta. Por esse motivo entra em ação os fungos envolvendo fielmente as sementinhas e nutrindo endogenamente de açúcar e água, promovendo então o crescimento do embrião. Após o "nascimento" as mudinhas já são capazes de fazer fotossíntese e passam a garantir sua sobrevivência com mais independência, porém em suas raízes ainda existem muitos fungos auxiliando na captura de água, sais minerais, fosforo, carbono e etc.  

Como isso ocorre ?

Assim como todo ser vivo, se faz necessário a presença de água para haver metabolismo, as orquídeas também, porém de uma maneira bem singular.  
Devido a sua posição bem adaptada, ficam verticalmente em um substrato:



Devemos concordar que dessa maneira a água da chuva escorre no tronco da árvore ou no xaxim com mais rapidez, dificultando a absorção de água pela planta através de suas raízes.  É justamente neste momento que as ectomicorrizas se enrolam nas raízes e com suas hifas (estrutura microscópica de um fungo)  entram nos vasos xilemáticos, passando a se chamar endomicorrizas (onde há transporte de água e sais da raiz para a copa). Um bom fungo que se preza é capaz de reservar água em sí e se mantendo úmido por muito tempo, dessa forma as micorrizas fornecem água e nutrientes provenientes do substrato na medida certa para o desenvolvimento do vegetal e em contra partida o fungo também se beneficia. 


                                            micorrizas (conjunto de hifas - fotomicroscopia)
Portanto muita atenção ao irrigar sua planta, você poderá beneficiar mais os fungos à orquídea e desequilibrará esta perfeita relação. 


Vejam algumas fotos que separei :






Além dessa belíssima relação simbiótica, as orquídeas usam de outros mecanismos para atrair insetos para a polinização... EM BREVE NESTE BLOG. 

Fiquem à vontade para deixar comentários ou perguntas.

2 comentários: