domingo, 5 de agosto de 2012


Comunicação e a Orientação das Abelhas


As abelhas são dotadas de processo de orientação excepcional, que é baseado, principalmente, tendo o sol como referência.
Para retornar à colméia, por exemplo, as campeiras aprendem a situar sua habilitação assim que fazem os primeiros vôos de treinamento e reconhecimento.
Nestes primeiros vôos, as campeiras aprendem a situar a disposição da colméia em relação ao sol, registrando uma posição de que jamais se esquecem. Trata-se de uma espécie de memória geográfica.
É interessante saber as abelhas possuem a rara propriedade de enxergar a luz do sol (que é seu referencial mesmo nos dias nublados e encobertos, graças à sua sensibilidade à radiação ultravioleta emitida pelo sol. As abelhas utilizam o mesmo sistema de orientação - sempre tendo o sol como referencia - para guiar suas companheiras em relação às fontes de alimento recém-descobertas.
Neste caso, quando querem informar sobre a localização e fontes de alimentos, as abelhas campeiras transmitem a informação por meio de um sistema de dança: quando a fonte de alimento está situada a menos de cem metros da colméia, a campeira executa uma dança em círculo, e, quando a fonte de alimento está localizada a mais de cem metros, a campeira dança em requebrado ou em oito.
Nas duas situações, a campeira indica a direção da fonte de alimento pelo ângulo da dança, em relação à posição do sol.



Vejam como realmente ocorre esta maravilhosa comunicação entre as abelhas.




4 comentários:

  1. Olá, gostei muito do blog ^^
    Tenho uma curiosidade... Como identificamos o sexo dos répteis?? Eu tenho uma jaboti e não sei ateh hoje se eh macho ou fêmea rsrs

    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Olá Bibi, seja bem-vinda... No caso do Jaboti (assim como de todos répteis da ordem dos Quelônios) apresentam modificações no plastrão, cuja estrutura no macho é concava (facilita a cópula) e na fêmea é reto. Veja mais detalhes na imagem: :http://www.saudeanimal.com.br/imagens/jabuti_s.jpg

    ResponderExcluir
  3. Olá tenho uma pergunta, na verdade meu filho me pergunta isso ! Se uma cobra venenosa se picar ou for forçada a se picar ela morre com o próprio veneno ? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta, Ana.

      Se uma serpente inocular o próprio veneno não ha perigo, pois este foi produzido no seu organismo. O mesmo ocorre se outra serpente da mesma espécie inocular seu veneno em uma disputa de território, por exemplo. A situação só muda quando outra cobra de outra espécie lança seu veneno, aí sim pode levar até à morte da espécime inoculada. Lembrando que também existem muitos mitos que o escorpião se mata quando está em perigo, pois ele inocula seu veneno no próprio dorso. Isso não existe, porque o veneno é produzido por ele mesmo, portanto auto-imune. Este será meu próximo tema no Bioscopia da vida! Aguardem...

      Excluir