domingo, 19 de agosto de 2012

Escorpiões: Cautela e respeito andam juntos:

Em algum momento em nossas vidas, já nos deparamos com um escorpião e sempre escutamos de nossos pais:  " - Cuidado, esse "bicho" é extremamente venenoso". De fato são bem venenosos (algumas espécies da Ordem Scorpionida).  Dentro da questão do veneno existem muitos mitos, como por exemplo: - Filhotes de escorpiões não são venenosos.  A verdade sobre este caso é que os filhotinhos dos escorpiões tem a mesma composição do veneno  de um escorpião adulto (tão perigosos quanto), a questão é "onde ha um filhote, ha mais filhotes por perto e no mínimo alguns adultos juntos" isso torna a situação ainda mais perigosa.



Já ouvimos dizer que esses animais quando estão próximos de fogo se sentem ameaçados e imediatamente lançam seu (pós-abdome) agulhão no seu dorso e "se matam" com o próprio veneno.  - mito - pois a composição do veneno foi sintetizada no seu próprio organismo, portanto auto-imune.

Então por que eles "se picam" quando estão cercados por fogo ? 

Simples, pois onde ha fogo, ha queima de oxigênio. Portanto no círculo de fogo a taxa de O2 é muito baixa, dificultando a respiração desse animal, cuja estrutura de respiração (pulmões foliáceos) é exatamente na porção ventral, no pré-abdome e formada por 4 pares de espiráculos.

obs: essa estrutura ventral acima dos espiráculos e parecida com dois pentes é responsável
por receber estímulos do meio ambiente, através das cerdas que
"varrem" o chão conforme sua locomoção.

No momento que o escorpião tenta buscar oxigênio e sente dificuldades para encontrar, o mesmo distende o músculo do pré e pós-abdome para que seus espiráculos fiquem bem abertos, facilitando a passagem do pouco O2 que existe naquele local. Neste momento o agulhão encosta no prossomo (cabeça), as vezes chegando até introduzir o ferrão, mas com certeza este escorpião não morrerá pelo seu próprio veneno e sim pela falta de O2.

Ritual de Acasalamento : Perpetuando a espécie...

Os escorpiões tem uma maneira impar para reproduzir, na maioria das vezes ocorre a partenogênese, ou seja... os escorpiões nascem sem que haja a cópula ou transferência de gametas masculinos. Nascem então escorpiões idênticos à mãe e originados apenas do óvulo, porém de tempos em tempos ha necessidade de mudança genética para enfrentar as adaptações do meio ambiente. É neste momento que ocorre a tão esperada corte do macho para acasalar.

Primeiro o macho encontra a fêmea, deposita os espermatóforos (gametas masculinos) no chão e manobra a fêmea segurando em suas pinças, "dançando" de maneira que a mesma passa em cima dos espermatóforos e seja fertilizada imediatamente. Feito isso, o macho sinaliza para os demais machos com seu abdome (igual à um para-brisa) informando que aquela fêmea já está fertilizada por ele... E assim a espécie se perpetua.

Veja este espetáculo no vídeo abaixo:


                                          http://www.youtube.com/watch?v=-z5gAAMiOjw


Fiquem à vontade para comentar e perguntar. Abraços!


15 comentários:

  1. perguntinha !!! Vi essa matéria e lhe pergunto : O que causou isso foi estresse ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São efeitos do meio (no caso fogo)que desencadeiam reações mecânicas de auto-defesa ao tentar dilatar os espiráculos para obter mais oxigênio, uma vez que a presença de fogo diminui significantemente a taxa desse gás, extremamente perceptível aos arthropodas.

      Espero ter respondido sua pergunta, cara leitora!
      Abraços.

      Excluir
  2. Primeiramente, parabéns pelo blog...

    .....E em segundo, como se chama dentro da biologia o especialista em escorpiões? Seria o mesmo que ser especialista em "aracnídeos em geral", ou existe outra nomenclatura dentro da graduação/especialização/pós.....???

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Ah, e sem querer ser chata, mais uma coisa (já que não é todo dia que se encontra um site confiável sobre o assim...rs):

    ...É VERDADE QUE, DE ACORDO COM A ESPÉCIE O VENENO DE ESCORPIÃO NÃO É CAPAZ DE MATAR UMA PESSOA ADULTA? SOMENTE SE FOR UMA CRIANÇA OU ANIMAL PEQUENO...? Ou este risco de morte (presente na literatura, inclusive) também faz parte dos mitos.......???

    Desde já grata pela atenção...

    ResponderExcluir
  4. Moro atrás de um depósito de construção. Aqui em casa sempre aparecem escorpiões filhotes, Deus me livre de me deparar com um grande. Bom,tenho um filho de 2 meses e uma gatinha, e isso tem me preocupado. Será que há possibilidade de aparecer os grandes ou de sermos picados por eles? Um dia desses minha gatinha que achou um,entrei em pânico. O que posso fazer prs evitar o aparecimento desses insetos? Ontem mesmo apareceu mais um. 😞

    ResponderExcluir
  5. Moro atrás de um depósito de construção. Aqui em casa sempre aparecem escorpiões filhotes, Deus me livre de me deparar com um grande. Bom,tenho um filho de 2 meses e uma gatinha, e isso tem me preocupado. Será que há possibilidade de aparecer os grandes ou de sermos picados por eles? Um dia desses minha gatinha que achou um,entrei em pânico. O que posso fazer prs evitar o aparecimento desses insetos? Ontem mesmo apareceu mais um. 😞

    ResponderExcluir
  6. ola os Escorpiões pretos viver em grupos ou eles viver sozinhos

    ResponderExcluir
  7. ola os Escorpiões pretos viver em grupos ou eles viver sozinhos

    ResponderExcluir
  8. Ola acabei de achar um escorpião em casa e me disseram que quando aparece um é pq tem mais em casa que eles andam sempre juntos isso é verídico??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de saber se quando encontra um escorpião adulto corre o risco de outros, e os pequeninos quando caem eles viram uma bolinha!? Isso é VERDADE!???

      Excluir
  9. Na onde e encontrado um pode ter mais ?

    ResponderExcluir